Curiosidades e Iazer
Carnaval: tudo para um dia (ou dias!) cheio de alegria!
Tempo de leitura: 3 min.
Feb 10, 2020
Há mais pessoas a fazer compras através da Internet. Mas também há mais queixas registadas. Antes de qualquer compra, saiba quais são os passos fundamentais para ser bem-sucedido.
O momento é de viragem para o comércio eletrónico e a tendência aponta para o número de compradores online continuar a aumentar – neste momento, mais de um terço dos portugueses (36%) faz compras online.
Há mais pessoas a escolher fazer as compras através da Internet, é um facto. O número de reclamações registadas também aumentou. Em Portugal, em média, são feitas 23 queixas por dia. Em 2017, o Portal da Queixa registou mais de 8 mil reclamações referentes ao comércio eletrónico. Um aumento de 136% face ao ano anterior.
Cuidados nunca são poucos
Se és dos que faz compras online regularmente ou dos que ainda não te aventuraste, mas gostava de vir a fazê-lo, estas são as cinco regras que não deve passar à frente em todo o processo:
Analisar, pesquisar e ler comentários
Antes de avaliar se o vendedor é realmente confiável, é necessário ter em conta outros aspetos importantes. Alguns conselhos:
Com tudo isto garantido, está na hora de iniciar a pesquisa. Compara sites concorrentes, analisa a veracidade do vendedor – morada, presença nos media, termos de serviço – e não compres nada sem antes ler os comentários deixados por outros compradores. Se não encontras reviews, se a presença nas redes sociais não está atualizada e se não há comentários de anteriores compradores, desiste e passe para outro.
Se obedece a todas as categorias, faz uma pesquisa rápida no Google para analisar se há queixas relevantes deixadas por outros utilizadores. Os comentários nas páginas de Facebook, embora possam ser facilmente manipulados, podem dar uma ideia da opinião dos compradores.
Preparar para qualquer eventualidade
O preço até pode ser bastante apelativo mas tem a certeza que não vais precisar de devolver o produto. Mas sê realista. Qualquer peça pode vir com defeito, em todas as áreas de comércio. Desde a roupa às tecnologias, passando pelos livros, jogos ou CD/vinis/DVD. Antes de qualquer compra, lê a política de devoluções do site. Se não encontrares este tipo de informações, o melhor é procurar outra opção. Verifica prazos de troca e de garantia, direitos de reembolso, custos de devolução e portes associados à mesma.
Confirmar o valor total da encomenda
Preço do produto + valor dos portes + possíveis taxas. Normalmente, o preço apresentado na pesquisa não corresponde ao valor final a pagar. Há casos em que o valor dos portes ultrapassa em larga margem o valor do produto. Noutros, os portes são grátis e não há nada a acrescentar. Verifica sempre e tem o cuidado de colocar o país onde pretende receber a encomenda antes de efetuar o cálculo dos portes. Depois há duas coisas a ter em conta:
Nas compras acima desses valores, a encomenda pode ser sujeita a análise da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), que depois decide o que tem a pagar. Nestes casos, conta com o pagamento do IVA, as taxas administrativas da alfândega e ainda a taxa de apresentação à alfândega, decorrente do processo de desalfandegamento.
Mesmo que as encomendas respeitem os limites, as autoridades podem pedir comprovativos de pagamento para certificar que está tudo dentro dos parâmetros legais. Atenção! No caso das encomendas que declarem um valor inferior ao valor dos documentos entregues pelo destinatário, o que conta é o valor dos documentos.
Há determinados artigos que estão sujeitos a taxas adicionais de direitos aduaneiros. Consulte a listagem de taxas de direitos aduaneiros e IVA, aqui.
Verificar a segurança dos pagamentos
São rápidos, cómodos e fáceis, mas comportam riscos. Os pagamentos online permitem fazer compras em qualquer parte do mundo, à distância de um clique, mas também são uma forma de colocar informação sensível nas mãos de terceiros. Ao pagar com o cartão de crédito ou débito, precisas apenas do número, data de validade e código de segurança.
Recorda as vantagens do Seguro de proteção de compras do teu cartão WiZink aqui. [https://www.wizink.pt/seguros/seguro-protecao-compras.html]
Mas se não queres que os dados do cartão cheguem à loja online, há alternativas:
Nunca memorizar a informação bancária
Muitas lojas virtuais sugerem esta opção, mas não facilite. Apesar de a memorização dos dados do cartão de crédito ser bastante prática, este gesto simples pode fazer com que a informação vá parar às mãos erradas.
Textos, edição e revisão: Cofina Media, SA.