Curiosidades e Iazer
Carnaval: tudo para um dia (ou dias!) cheio de alegria!
Tempo de leitura: 3 min.
Feb 10, 2020
Seja para um brunch, a refeição predileta de domingo de manhã, ou para um jantar que respeita as mais elevadas técnicas de confeção, prepara-te para escolher o menu de hoje e entrar na panela da comida mais trendy.
LISBOA
Café do Mercado,
Campo de Ourique
cafe_do_mercado
Com a chegada do bom tempo, o Café do Mercado (Mercado de Campo de Ourique) decidiu renovar a proposta de brunch e torná-la ainda mais deliciosa. Panquecas, abacaxi fresco, queijo de ovelha ou cabra, mel, iogurte com frutas, pão e compota à escolha, ovos mexidos são as sugestões. Para beber, há sumo do dia ou sumo de laranja natural, café e chá. O brunch está disponível todos os dias da semana, a partir das 10h até ao horário de fecho do mercado, por 14€.
Morada: Rua Coelho da Rocha, Lisboa
Tel.: 211 323 701
Kanazawa,
Algés
Kanazawa
É o restaurante japonês mais exclusivo de Lisboa, com apenas oito lugares ao balcão e um menu kaiseki único. Pelas mãos de Paulo Morais, o chef português mais especializado em cozinha oriental, chega-nos a comida tradicional japonesa através de menus de degustação que se adaptam à estação e ao lugar. Preparados à vista, cada prato é servido com explicação pormenorizada, para saber o que está a comer, de onde vem e o porquê deve ser servido assim. Às sextas-feiras e sábados, das 13 às 18h horas, o restaurante transforma-se num salão de chá, com doces e bebidas de sabor nipónico.
Morada: Rua Damião de Góis nº3ª, Lisboa
Tel.: 213 010 292
Dogs LX Factory,
Alcântara
Dogs_LX_Factory
Hamburguerias há muitas. Bons sítios para comer hot dogs nem por isso. Esta foi a razão que levou Carol Henke a abrir o Dogs no Lx Factory, local onde já tem uma loja de brigadeiros. Aqui o fast food reina, no prato e nas paredes, com uma decoração que promete as melhores fotos no instagram. No menu, há 13 cachorros para comer, feitos com diferentes variedades de salsicha. Há uma opção vegetariana.
Morada: Rua Rodrigues Fatia
Tel.: 912 086 079
PORTO
Abriu no final do ano passado e é o restaurante do Porto para os amantes de carne. De diferentes cortes e maturadas, as carnes vão à grelha só com uma pitada de sal. Não há temperos, molhos ou especiarias. Os amigos vegetarianos ou sem apetite para um bife não ficam de fora. Há opções para eles no espaço intimo: bife de atum e La Galantine, com curgete, feijão vermelho, tofu, chalota, cebolinho e legumes salteados.
Morada: Rua do Almada, 149, Porto
Tel.: 914 784 032
Grow Food House
Gorw_Food_House
Do agricultor diretamente para o prato. Este restaurante de comida orgânica promove a proximidade com os produtores locais para garantir a maior frescura e qualidade. A carta é relativamente curta, de forma a corresponder às hortícolas e frutícolas da época. Há pratos de carne, peixe, vegetarianos e estritamente vegan. Junta-se os cocktails irresistíveis e a experiência torna-se ainda mais surpreendente.
Morada: Rua das Flores, 179, Porto
Tel.: 910 538 303
Euskalduna Studio
Euskalduna_studio
Aqui não há menu para escolha. Chegar, sem pressa e disposto a aproveitar o momento. Esta é a regra-base. Dizes o que o palato não gosta e se tens alergia a algum alimento. Se fores repetente, recorda o que já provaste. O resto fica nas mãos do chefe de cozinha, Vasco Coelho Santos. E dos mais três cozinheiros e um sommelier que desenham a viagem culinária na qual estás prestes a embarcar. Não existem segredos ao balcão. Não existem formalidades. Ficaste curioso?
Morada: Rua Santo Ildefonso, 404, Porto
Tel.: 935 335 301
Textos, edição e revisão: Cofina Media, SA