volvercuriosidades e lazer

2020 é o ano para arriscar!

Partilhar no:

facebooktwittergooglepluslinkedinmail

Novo ano, novas metas, novos desafios e uma garra renovada para abraçar o presente e agarrar todas as oportunidades que o futuro reserva. A mudança do ano não é mais do que “o dia seguinte”, mas tem um efeito emocional gigante. Escolhe-se a viragem do ano para uma viragem, também, na vida. 2020 tem um sabor especial por ser também uma nova década. 2020 é O ano. Está na altura de planos mais ambiciosos, atividades que nos desafiem e nos elevem. Consegues senti-lo? Se “sair da zona de conforto” é uma das metas traçadas, temos algumas sugestões… Mas há um mundo de possibilidades.

Regresso às aulas

Não, não é engano. O início do ano letivo para os mais novos até pode ser em setembro, mas para os adultos não há dia como o presente! Bem sabemos que a vida profissional e a familiar consomem muito tempo e disponibilidade, mas procurar uma nova atividade para aprender pode ser tão estimulante e relaxante como uma ida ao ginásio.

Há aulas para todos os gostos e para todas as carteiras, só é preciso um bocado de pesquisa para fazer o match perfeito! Para quem acha ter mão para o tempero, umas aulas de culinária poderão elevar a outro nível cada refeição! Mesmo que a experiência para jantares e almoços seja elevada, as cozinhas do mundo oferecem infinitas possibilidades. Um master da comida mexicana, o perfecionista da japonesa ou o influencer com os melhores pratos vegan… é só escolher! No fim das aulas, todos saem a ganhar!

Para quem quer pôr as mãos na massa, mas sem a transformar em pasta, as aulas de cerâmica são um desafio à motricidade fina que, em simultâneo, dão uma sensação de relaxamento e de concentração. Os essenciais são simples: um avental, roupa confortável e que se possa estragar, e uma dose extra de paciência. Não garantimos um lugar das tuas obras de arte num museu, mas terão um lugar especial pelo menos em casa! Outra vantagem da cerâmica é que podes começar, com o teu talento, a fazer presentes originais!

I like to move it, move it

Sim, os ginásios estão na moda, as corridas estão na moda, mas… as modas não são para todos e há quem procure, em 2020, novos desafios físicos. Porque não, neste novo ano, abrir horizontes e aventurar-se em desportos que nunca pensou? Boxe, escalada ou canoagem são bons exercícios que trabalham, em simultâneo, corpo e mente, promovendo o bem-estar físico e emocional.

Para quem procura antes uma atividade física mais leve, mas ainda assim desafiante, o conselho é… aulas de dança! Sim, são precisos dois para dançar o tango, mas há muitos estilos de dança que se pode aprender! E quando for hora de formar par, haverá sempre mais alguém na aula para dançar! Um, dois, três… cha cha cha!

Pelo ar ou pelo mar!

Andar “com a cabeça nas nuvens” e com “a cabeça em água” são duas expressões muito comuns às quais, neste novo ano, podes finalmente dar um significado diferente. Mesmo que não possas fazer disto uma atividade recorrente, define como objetivo uma experiência de snorkeling, na qual podes ver e interagir – dentro dos possíveis, claro – com a vida marinha!

E para, literalmente, voos diferentes, experimenta uma viagem de balão de ar quente! Em Portugal já há vários sítios onde podes fazer estes passeios, para poderes desfrutar de uma vista única e de uma experiência que quererás, de certeza, repetir.

Trilhar novos caminhos

Viajar faz quase sempre parte dos planos quando se começa o ano. Conhecer novos sítios, novas culturas, novas gastronomias. A sugestão para 2020 passa por mudar o rumo das viagens, arriscando. Uma viagem sozinho traz um grande conhecimento do mundo, mas também de nós próprios, da capacidade de adaptação e da resiliência. Ensina-nos, também, a pôr em perspetiva aquilo que temos e que desejamos, percebendo o que realmente é importante. Quer seja por um fim de semana ou um mês, noutro concelho ou noutro continente, o conselho é só um: viaja sozinho!

Claro que, em 12 meses, podes fazer mais do que uma viagem e também podes (e deves!) incluir planos acompanhado por quem mais gostas. Mas também aqui sugerimos um twist: em vez de procurarem as melhores promoções para sítios longínquos em aviões cheios, desafia-te a conhecer o país, de norte a sul, ou do centro ao interior! Aluguem uma caravana e deixem o instinto e a vontade decidir a rota, que até pode passar também por terras de nuestros hermanos aqui e ali. DESAFIO: Se quiseres uma experiência mesmo diferente, arruma os GPS do telemóvel e deixa-te guiar só por mapas e pela intuição. Afinal, ela pode ser a tua melhor bússola!

Votos de um excelente 2020, cheio de aventuras!

 

Textos, Edição e Revisão: Cofina Media, S.A | Imagens: Cofina Media, GettyImages e iStock Photo

E tu, és WiZinker?

E tu, és WiZinker?

No GPS Financeiro partilhamos as coordenadas para as melhores decisões financeiras, para tirares o melhor partido da utilização do teu cartão de crédito e desfrutares o mais possível.

Segue-nos em

Facebook YouTube