volvercuriosidades e lazer

Carnaval: tudo para um dia (ou dias!) cheio de alegria!

Partilhar no:

facebooktwittergooglepluslinkedinmail

É o dia em que (quase) tudo é possível. Figuras da realeza, personagens da sétima arte, celebridades, figuras míticas… No Carnaval há, na verdade, duas escolhas: a homenagem ou a sátira. Opção fora do baralho é, claro, ficar em casa e não te mascarares. Afinal, mesmo que as festas temáticas estejam cada vez mais em voga, esta é a única altura do ano em que andar mascarado no meio da rua não é loucura… é folia!

Diversão garantida em qualquer lado

Na semana de Carnaval, as opções multiplicam-se: todas as discotecas organizam festas especiais, muitas com desfiles de máscaras. Mesmo aquelas que não anunciam uma festa especial de Carnaval têm normalmente decoração e música alusivas à festividade. É quase certo que, mesmo numa escolha aleatória de bar, se encontrem vários mascarados na pista.

Se gostas de brincar com coisas sérias, elevar a parada e vestir-te para a ocasião, o melhor é procurar festas temáticas mais específicas, como “festa dos anos 80” ou “90’s”. Uma pesquisa com alguns dias de antecedência assegura que encontras a festa perfeita para o teu grupo de amigos.

Para os mais recatados, ou os que acreditam em festas à medida… Porque não uma festa em casa? Exige um maior planeamento, mas também garante que todos estão confortáveis, que há espaço para toda a gente sem multidões e que a festa só acaba quando quiserem! Passos simples: dividir custos com bebidas e comidas, somar músicas numa playlist conjunta e multiplicar a diversão e as horas de dança! Podem definir um tema ou deixar a imaginação de cada um ser o limite para a noite mais divertida do ano!

E se a expressão “a vida são dois dias, mas o Carnaval são três” é mantra para ti… Porque não tirar uns dias para conhecer os carnavais mais tradicionais de Portugal? Este ano, o dia de Carnaval celebra-se a 25 de fevereiro, mas há muitos concelhos onde a festa começa no fim de semana antes! Pega no carro e na família e vai conhecer os principais foliões! Em Ovar os três dias multiplicam-se e, durante todo o mês, há festas e eventos alusivos ao Carnaval. Incontornável também é Torres Vedras, onde o tema deste ano, “Magia e Fantasia”, é apenas ponto de partida para muita sátira e muita crítica! E, claro, se uma escapadinha ainda está nos planos, o Carnaval do Funchal traz um clima mais quente, com o cortejo alegórico, e o espírito mais tradicional no cortejo trapalhão. Festas não faltam, mas… e máscara?

Espelho meu, espelho meu… que mascarado serei eu?

A decisão de uma máscara não é fácil, e a tarefa ainda se complica com máscaras em grupo. Os gostos nem sempre são os mesmos, e se há quem queira formar o quarteto dos Queen ou dos Abba, alguém vai sempre contrariar que zombies do Thriller é uma ideia muito melhor. Decidir e arranjar máscaras conjuntas exige tempo, paciência e muitas notificações no grupo criado até chegarem a um entendimento. Sigam as nossas sugestões, que têm tudo para dar certo. Se não der? É Carnaval, ninguém leva a mal!

Regresso ao passado

As brincadeiras de infância são uma excelente inspiração para o presente! Alguns desenhos animados são icónicos, como os Flintstones, o Dragon Ball ou as Navegantes da Lua, e são facilmente identificáveis em máscaras. O recente revivalismo da febre dos Pokémon também pode ser uma boa aposta: só precisam de eleger o Ash, alguns pokémons e até alguém que prefira ir de pokébola! Outras fantasias podem incluir o Mario e o Luigi, os Power Rangers

Menos originais, mas mais produzidas são as máscaras de príncipes e princesas do imaginário infantil: da Cinderela ao Aladino, com bruxas, grilos falantes ou elefantes voadores, a magia pode mesmo sair à rua!

Políticos e políticas

Sim, este é um dia para não pensar em coisas muito sérias, mas há figuras políticas tão características que podem ser uma excelente máscara! Aliás, esta temática faz parte, ano após ano, dos cortejos de Carnaval deste país! Há algumas figuras incontornáveis, como o atual Presidente dos EUA, Hillary Clinton e o marido, ou uma das tantas outras figuras de Estado icónicas.

Esta é também uma boa oportunidade para apoiar ou satirizar alguns temas na ordem do dia, como as alterações climáticas, o vegetarianismo, o aumento de impostos, a construção do muro… quer se tenha uma visão positiva ou negativa sobre estes assuntos, são fáceis de caricaturar. Um cubo de gelo a derreter, um carro elétrico, ou mesmo uma fatura. Tudo é passível de se tornar no melhor disfarce de 2020, sem grande trabalho!

Famosos por um dia

O mundo das celebridades é frutífero para disfarces facilmente reconhecíveis. Em grupo ou a solo, as opções multiplicam-se entre personagens ou atores, cantores ou figuras da realeza… O céu – ou a passadeira da fama – é o limite! Se estiverem a planear um tema de grupo, as bandas de música são terreno que podem querer explorar. Comecem por escolher a década, perceber quais as bandas mais populares e voilá! Beatles, Spice Girls, Xutos & Pontapés… Só precisam de escolher se querem acabar a noite a cantar em português ou em estrangeiro! Para máscaras individuais, é ainda mais fácil: de Madonna a Ariana Grande, de Stevie Wonder a Post Malone, o disfarce pode mesmo confundir os mais distraídos… pelo menos, até mostrares os dotes vocais!

Personagens de séries são também fáceis de recriar e agradam a múltiplas personalidades: porque não se mascararem, em grupo, como o casting de Friends, dos Simpsons ou de Seinfeld? Mais recentes e mais fáceis são as máscaras inspiradas em La Casa de Papel, Star Trek, Game of Thrones ou The Handmaid’s Tale. Se o pequeno ecrã for demasiado pequeno, inspirem-se em filmes como James Bond, Avatar, Pulp Fiction ou um de super-heróis!

Ainda no mundo das celebridades, podem optar por divertidas máscaras a imitar apresentadores de televisão, portugueses e estrangeiros, influencers e youtubersSe quiserem subir a parada, a família real britânica ou a espanhola tem muitas personalidades que pode personificar.

Textos, Edição e Revisão: Cofina Media, S.A | Imagens: Cofina Media, GettyImages e iStock Photo

E tu, és WiZinker?

E tu, és WiZinker?

No GPS Financeiro partilhamos as coordenadas para as melhores decisões financeiras, para tirares o melhor partido da utilização do teu cartão de crédito e desfrutares o mais possível.

Segue-nos em

Facebook YouTube