volvercuriosidades e lazer

Curiosidades do Natal

Partilhar no:

facebooktwittergooglepluslinkedinmail

Curiosidades do Natal

Fazer as pazes em França

Em França, é tradição fazer as pazes com o inimigo no dia de Natal. Ou seja, este período festivo é sinónimo de perdão. Por isso, no dia 25 de dezembro, os franceses visitam a casa de um velho inimigo, familiar ou amigo, para fazerem as pazes, cultivando a tradição da reconciliação.

Nada de vassouras na Noruega

Na Noruega, escondem-se as vassouras na noite de Natal porque existe a crença de que, na consoada, as bruxas e os espíritos endiabrados andam nas ruas a festejar e que roubariam as vassouras para voarem nelas.

Pegar fogo à cabra na Suécia

Desde 1966, no centro da Praça do Castelo de Gävle, Suécia, uma cabra de natal de 13 metros de altura é construída para o advento. Esta tradição levou a outra: a população tenta pegar fogo à cabra. Nos seus 48 anos de história, “esta” foi incendiada com sucesso 26 vezes – a sua destruição mais recente foi em 2013.

Trolls saem à rua na Islândia

Chamam-se Yule Lads, as 13 personagens travessas tipo troll que visitam as crianças na Islândia durante as 13 noites até ao Natal. Por cada uma destas noites, as crianças colocam os seus melhores sapatos à janela e um Yule Lad diferente faz uma visita, deixando presentes a quem se porta bem e batatas podres a quem se porta mal.

O São Nicolau na Alemanha

Não confundir o São Nicolau com o Weihnachtsmann (Pai Natal). O primeiro viaja de burro na noite de 6 de dezembro (Nikolaus Tag) e deixa presentes como moedas, laranjas e brinquedos por toda a Alemanha, sobretudo na região da Baviera. Também visita crianças na escola ou em casa e, em troca de rebuçados ou um pequeno presente, a criança tem de recitar um poema, cantar ou fazer um desenho.

Dia das Velhinhas na Colômbia

O Natal na Colômbia começa oficialmente no dia 7 de dezembro, com a Noche de las Velitas ou Noite das Velinhas. Em honra da Virgem Maria e da Imaculada Conceição, as pessoas põem velas e lanternas de papel nas suas janelas, varandas e jardins.

Demónio na Áustria

Na primeira semana de dezembro, homens novos vestem-se de Krampus, o comparsa malévolo de São Nicolau, para assustar os miúdos (que se portaram mal) com correntes ruidosas e sinos. Reserve com antecedência. Agências de viagens, companhias aéreas e hotéis oferecem vantagens a reservas feitas com antecedência. Se pagar com o WiZink Gold, Flex, Platinum Travel ou Rewards, poderá usufruir do seguro de viagem – consulte as nossas dicas.

 
Textos, edição e revisão: Cofina Media, SA

E tu, és WiZinker?

E tu, és WiZinker?

No GPS Financeiro partilhamos as coordenadas para as melhores decisões financeiras, para tirares o melhor partido da utilização do teu cartão de crédito e desfrutares o mais possível.

Segue-nos em

Facebook YouTube