volvercuriosidades e lazer

Os melhores spots para um verão fora da praia

Partilhar no:

facebooktwittergooglepluslinkedinmail

Ano após ano, Portugal ganha prémios e atravessa fronteiras como destino litoral, com extensas praias e um mar a perder de vista. E, ano após ano, o cenário no verão assemelha-se, o areal extenso é pequeno para tanta gente. 2020 veio para mudar o paradigma de como se fazem férias e para redefinir prioridades na hora das férias.

É preciso agora maior planeamento, mais distanciamento, e há até semáforos virtuais que indicam a taxa de ocupação de praias. A máxima é divertires-te o mais possível, correndo o mínimo de riscos. Se ainda não tens destino para aqueles dias de férias ou para o fim de semana que planeavas fora, nada temas! Escolhemos algumas praias e piscinas naturais para molhar o pé… ou mergulhar de cabeça!

Praias fluviais

Para quem procura uma maior ligação com a natureza e com o campo, as praias fluviais são uma excelente alternativa que combina o melhor de uma praia com o recato de zonas menos movimentadas. Todos os anos há algumas praias fluviais galardoadas com bandeira azul, uma prova de que a qualidade não se faz só em mar e de que a segurança é, cada vez mais, tida em conta nestes espaços.

Mesmo que, este ano, os festivais estejam cancelados, Paredes de Coura tem mais do que música para oferecer aos visitantes que rumem a norte. O festival é amplamente conhecido pela simbiose que faz, como nenhum outro, com a natureza, e essa não foi a lado nenhum. A praia fluvial do Taboão, onde se realiza o festival, é um excelente destino para mergulho em água doce. A zona beneficia de uma área muito extensa, o que permite o distanciamento social. Além disso, o facto de acolher, ano após ano, o festival, garante infraestruturas de apoio a quem por ali passa.

Já na zona centro, a praia fluvial da Aldeia do Mato é um pequeno paraíso na albufeira da barragem do Alqueva, com uma piscina flutuante vigiada, bungalows para passar a noite, e inúmeras comodidades. Esta é uma das mais recentes praias a ser galardoada com a bandeira azul, um carimbo da qualidade da praia. A vista e as inúmeras atividades que podes fazer na zona são mais pontos positivos – não que precisasse.

Rumo a sul, o destino não tem de ser uma praia na costa algarvia! Há outros encantos em terras relativamente próximas, como é o caso de Mértola, onde se esconde a incrível praia fluvial da Mina de São Domingos. A paisagem é deslumbrante, o espaço está bem cuidado, equipado, é moderno e corresponde às expectativas de todos os que se deixam surpreender. Há normalmente animação noturna, com sessões de cinema ao ar livre – mas, este ano, estes eventos poderão estar condicionados.

Piscinas naturais

Podem ser recantos naturais escondidos no meio da serra, mas podem também ser construções modernas que se abastecem de água do mar, trazendo aos seus visitantes os benefícios da água salgada. As piscinas naturais são uma excelente opção para quem gosta de ambientes mais controlados e quer um plano diferente à praia ou ao rio.

A primeira piscina natural que recomendamos é a Fonte dos Amores, na vila de Boticas, situada entre trilhos, árvores e pedras. A rota das Levadas leva-te até lá e, acredita, só a paisagem já vale a pena! Mas, claro, um bom banho depois de tanta caminhada será bem-vindo.

A poucos quilómetros da capital, em Oeiras, a Piscina Oceânica reabre portas para um dia diferente, com conforto, diversão e toda a segurança que os novos tempos exigem! Com chapéus de sol, espreguiçadeiras, e zona para crianças, é o plano perfeito para um fim de semana de dolce far niente.

Para quem quer levar a sério o velho slogan “vá para fora cá dentro”, a Madeira deve estar no topo das escolhas. Claro que a viagem, agora, exige um planeamento maior, mas as soberbas vistas da ilha valem cada segundo investido. Já no arquipélago, os trilhos podem ser feitos em terra, mas reserva alguns dias para as muitas preciosidades marítimas que esconde! Entre as piscinas naturais de Porto Moniz, as Piscinas do Lido ou o Complexo Balnear Poças do Gomes, o difícil será mesmo escolher. Claro que, se ficares por lá algum tempo, não terás de o fazer: podes experimentar todos!

Agora que já tens as melhores dicas, onde vai ser o teu melhor mergulho de 2020?

Textos, Edição e Revisão: Cofina Media, S.A | Imagens: Cofina Media, GettyImages e iStock Photos

E tu, és WiZinker?

E tu, és WiZinker?

No GPS Financeiro partilhamos as coordenadas para as melhores decisões financeiras, para tirares o melhor partido da utilização do teu cartão de crédito e desfrutares o mais possível.

Segue-nos em

Facebook YouTube