volvercuriosidades e lazer

Cinco jardins para aproveitar o bom tempo

Partilhar no:

facebooktwittergooglepluslinkedinmail

Feriados, fins de semana prolongados, férias. São a tríade perfeita para um verão longo e proveitoso. A lista é simples: calçado confortável, protetor solar, combustível no carro e depois… é só sair.

A praia é o destino mais óbvio para esta época do ano, mas dias mais ventosos ou de calor demasiado intenso pedem alternativas para que a família desfrute dos dias com conforto. O tempo e a disposição não pedem sítios fechados – ainda que um museu seja sempre uma boa ideia – e nem sempre há alternativas. Porque não planear um dia num jardim? As vantagens são inequívocas: há sombra e sol, para poderem ir alternando, há espaços para correr, brincar, para se deitarem e até para petiscarem num piquenique! Alguns jardins têm o bónus de pequenas exposições com que também se podem entreter. Juntem a família, façam do som dos pássaros banda sonora, respirem ar puro e aproveitem os espaços verdes espalhados pelo país.

Festival Internacional de Jardins

A norte, na vila mais antiga de Portugal, realiza-se um festival peculiar de inspiração francesa. Este ano, sob o mote “Jardins do Fim do Mundo”, Ponte de Lima volta a receber o festival no qual criações contemporâneas ganham vida através de plantas e flores.

Até ao final de outubro, o Festival Internacional de Jardins receberá 11 criações de vários países, incluindo Portugal, que se juntarão ao “jardim de microclimas” vencedor holandês da edição de 2018. Vale a pena rumar ao Minho, ponto de partida para outras visões internacionais do “fim do mundo”.

Jardim-Meio

Parque de Serralves

Com 18 hectares, espelhos de água, alamedas inteiras de árvores, esculturas e muito espaço para descansar, o parque de Serralves é o refúgio da Invicta que toda a gente precisa de experimentar.

A somar, o museu de Serralves tem constantes exposições de relevo internacional. A Joana Vasconcelos, artista plástica portuguesa conceituada além-fronteiras, segue-se a exposição de Joan Jonas, uma artista multifacetada que trabalha, ao longo da sua carreira, vídeo, texto,  desenho, instalação, som e performance.

Jardim da Cerca da Graça

Em pleno coração da capital há um jardim que faz as delícias nos dias de calor. Com espaço para merendas, relva e passeios, é a escolha óbvia para os moradores das redondezas, mas passa despercebido a visitantes. Talvez porque, quando por ele passam, têm como destino o miradouro de Nossa Senhora do Monte, onde se espera uma vista soberba da cidade.

Vale a pena fazer uma pausa a meio do caminho ou definir o jardim como destino final, onde poderão desfrutar de momentos de paz e divertimento sem ter de sair do centro em que tudo acontece.

Palácio de Monserrate

Sintra é soberbamente conhecido pela riqueza de parques e monumentos, onde a natureza se funde com a arquitetura de forma quase romântica. A imagem de postal do Palácio da Pena leva milhares de visitantes todos os anos à vila e o poço icónico da Quinta da Regaleira leva-os a uma visita que preenche um dia.

Menos conhecido, mas com encantos e segredos que vale a pena descobrir, o parque de Monserrate tem espécies vegetativas dos quatro cantos do mundo, distribuídas por secção geográfica, e tem ainda um vasto jardim verde, convidativo a uma pausa para relaxar. O palácio, ex-líbris do parque, merece também uma visita, com uma mistura de inspiração gótica com indiana que encanta quem o visita.

Parque Terra Nostra

Se uma viagem aos Açores está no horizonte mas não há, ainda, um roteiro fechado, este parque na ilha de São Miguel tem de fazer parte da lista. Motivos para visitar a ilha não faltam: a lagoa e a Caldeira das Furnas, a lagoa das Sete Cidades, o farol do Arnel…

Mas, diz quem por lá passa, o parque Terra Nostra tem encantos escondidos e é imperdível para quem visita São Miguel. Os jardins incluem fauna proveniente de várias partes do mundo, que graças ao empenho e experiência dos botânicos, convivem de forma harmoniosa. O ex-líbris do Terra Nostra é o tanque termal, em que relaxar é palavra de ordem.

Textos, Edição e Revisão: Cofina Media, S.A | Imagens: Cofina Media, GettyImages e iStock Photos

E tu, és WiZinker?

E tu, és WiZinker?

No GPS Financeiro partilhamos as coordenadas para as melhores decisões financeiras, para tirares o melhor partido da utilização do teu cartão de crédito e desfrutares o mais possível.

Segue-nos em

Facebook YouTube