volverdicas de compras e poupanca

Não te esqueças disto quando fores de férias

Partilhar no:

facebooktwittergooglepluslinkedinmail

 

Vais de férias? Fazer a mala não tem de ser um bicho de sete cabeças. Planeia com antecedência, faz listas e verifica tudo antes de arrancar. Segue estas dicas para uma mala sem esquecimentos.

Documentos importantes               

Independentemente do destino e da duração, há documentos pessoais que são essenciais em qualquer viagem:

  • Cartão de cidadão;
  • Cartão Europeu de Saúde;
  • Boletim de vacinas;
  • Cartão de crédito;

Confirma os documentos das pessoas que viajam contigo, com especial atenção para os documentos das crianças. Se viajares com um animal, lembra-te de que ele tem os seus próprios documentos.

Ainda que não seja essencial, leva também a carta de condução. Os planos podem mudar e podes precisar de alugar um carro.

Atenção!Não te esqueças de verificar a validade de todos os documentos antes de cada viagem.

Minimalismo na escolha da roupa

Viajar no verão tem uma vantagem na hora de fazer a mala. Não são precisos casacos volumosos nem botas. Roupas mais leves ocupam menos espaço. Ainda assim, vais precisar de roupa interior, conjuntos para o dia a diae, pelo menos, um lookmais formal.

Para uma viagem de sete dias leva dez mudas de roupa interior. Se vais para um destino balnear, não deixes o fato de banho ou os calções em casa. Como nem a praia escapa à moda, opta por uma toalha redonda, um sucesso em todo o lado.

Leva um casaco de cor neutra, que consigas conjugar com todos os looks. Aposta em mais partes de cima – camisas e T-shirts– do que partes de baixo. Uns calções, um par de calças, alguns vestidos e/ou saias são suficientes para uma semana de férias.

Para calçar, prefere sandálias rasas neutras, que combinam com todos os looks e são confortáveis para caminhar.Nos homens, umas sapatilhas neutras são a opção mais segura e confortável.

Essenciais de bem-estar

Nunca descures o fator saúde. Antes de uma viagem além-fronteiras, opta por fazer uma Consulta do Viajante. Se estás a tomar algum medicamento específico, certifica-te de que não acaba a meio da viagem. Faz um pequeno kit de primeiros socorros com:

  • Ibuprofeno e paracetamol;
  • Pensos rápidos;
  • Soro fisiológico e compressas;
  • Anti-histamínicos e comprimidos para o enjoo.

Outros essenciais para usar durante a viagem:

  • Repelente de insetos;
  • Creme hidratante;
  • Protetor solar;
  • Escova e pasta dentífrica;
  • Gel de banho, champô e desodorizante.

Pouca tecnologia, mas ainda assim alguma

Em férias, menos é mais! Com um smartphonetens acesso a jogos, filmes, mensagens e fotografias, entre muitas outras possibilidades. Encontra aquias melhores opções se precisas de um upgradeno teu telemóvel.  Não te esqueças de verificar o serviço de roaming. Consoante o país de destino, verifica se não é preciso um adaptador para tomadas.

Tendo tudo isto em conta, evita passares o dia com a cabeça enfiada na tecnologia e opta por te ligares antes à realidade.

 

Para os miúdos

Se as crianças fazem parte do pelotão, façam a mala em conjunto, para que também eles percebam o que é essencial levar numa viagem. Escolhe uma mala em forma de carrinho que os mais novos vão adorar. Deixa-os escolher os brinquedos a levar, mas limita o número, para não acabarem com uma mala só de brinquedos.

Se o destino é balnear, não podem faltar as braçadeiras, mesmo que saibam nadar! Para os mais pequenos, o melhor é levar fraldas, comida e mudas a mais.

Atenção!Não se esqueçam do chapéu ou boné.

Espaço na mala para a volta

Sim, deves deixar sempre algum espaço livre. Uma iguaria, uma recordação ou algumas lembranças para as pessoas mais próximas ocupam espaço. Se o destino for um lugar desconhecido, leva um guia de viagem. Além de útil, fica depois como recordação e, quem sabe, para uso futuro dos descendentes.

Textos, edição e revisão: Cofina Media, SA.

 

E tu, és WiZinker?

E tu, és WiZinker?

No GPS Financeiro partilhamos as coordenadas para as melhores decisões financeiras, para tirares o melhor partido da utilização do teu cartão de crédito e desfrutares o mais possível.

Segue-nos em

Facebook YouTube