volverdicas de compras e poupanca

Doze por doze: chegou o mês de todos os planos!

Partilhar no:

facebooktwittergooglepluslinkedinmail

A contagem decrescente começa em doze, as uvas ou passas que acompanham as badaladas são doze, os desejos que se pedem são doze. É o número mágico da passagem de ano, um momento cheio de rituais de celebração.

Podemos chamar-lhe de refreshemocional. Apesar de ser apenas mais um dia a somar ao calendário, o início destes 365 dias por escrever renova a motivação e a confiança, a ambição de mudança e a ascensão a voos mais altos.

É altura de chegar, ver e vencer. Embarca connosco nesta viagem e tira o máximo partido do novo ano com doze resoluções.

  1. Viajar é preciso

Sozinho, a dois, com amigos ou em família, viajar é sempre uma forma de aumentar a bagagem cultural e de criar memórias inesquecíveis.

  1. Adotar um animal

Um animal de estimação traz uma alegria diferente à casa, bem como a responsabilidade de cuidar dele. Quer seja um cão, um gato, um coelho ou uma tartaruga, todos vão adorar a nova companhia.

  1. Sair da zona de conforto

Arriscar e testar novas abordagens é necessário, de tempos a tempos, para fugir à rotina. Não só no que diz respeito ao desenvolvimento pessoal, mas também nas ocupações de tempos livres. Experimenta uma atividade radical, muda de modalidade no ginásio ou inscreve-te num curso pós-laboral. Afinal, o saber não ocupa lugar!

  1. Educar o palato

Toda a gente tem um restaurante preferido, para uma refeição confortável fora de casa. Este ano, há que dar lugar a novos restaurantes. Comidas típicas de outros países ou restaurantes temáticos geram boas experiências e boas conversas.

  1. Cultivar a mente

Uma vez por mês,aposta num programa cultural.Sozinho ou acompanhado. Vai a um museu, ao teatro, a um concerto ou aposta numa escapadinha por Portugal, com tanta história e costumes por conhecer.

  1. Dia do Sim!

Junta este dia ao calendário de celebrações, para uma vida mais positiva. Podes determinar em segredo ou combinar com amigos/familiares uma data especial. É fácil perceber do que se trata pelo nome: neste dia a palavra “não” deixa de fazer parte do vocabulário. A resposta aos desafios é sempre sim!

  1. Inevitável mudança de hábitos

Deixar de fumar, fazer uma dieta ou começar um plano semanal de exercício físico fazem parte das listas de resoluções de quase todos no novo ano. O propósito é bom, mas de nada adianta iniciar uma mudança radical se não for para durar. Faz um plano gradual e progressivo de qualquer uma destas resoluções, para que seja possível mantê-las o ano inteiro.

  1. Projetar o futuro, sem descurar o presente

Pode ser uma hora, um dia ou um processo em curso ao longo do ano. É nesta altura que devemos aproveitar para fazer um balanço não só de 2018, mas da vida. Onde estamos, onde pensávamos estar, onde queremos estar daqui a cinco anos. Determina que mudanças podem ser feitas para lá chegar, sem comprometer o presente.

  1. Poupar versusaproveitar

Os conselhos para a poupança ganham nova força no início de mais um ano. O primeiro passo é perceber que percentagem mensal ou anual é possível reservar. Não esquecer: de nada serve ter dinheiro se não for para aproveitar. Aplica as poupanças em viagens ou reserva algum do dinheiro por mês para cultivar a mente (ponto 5).

  1. Reorganizar e redecorar

Determina pequenas alterações a fazer em casa. Um quadro, um candeeiro ou um tapete podem ser o suficiente para um twist. A par das arrumações periódicas, determina mensalmente espaços que queiras reorganizar: roupeiros, estantes, armários.

  1. Apostar na tecnologia

Se as máquinas existem, é para facilitar tarefas quotidianas. Se algum dos aparelhos eletrónicos ou eletrodomésticos que tens em casa estão a ficar obsoletos, faz uma lista com o que precisas de substituir, qual o budgete quando queres fazer o investimento.

  1. Fazer reset

De nada vale determinar resoluções de ano novo se continuarmos com elementos de toxicidade na vida. Talvez a resolução mais importante seja mesmo esta: nas relações sociais, em casa e com a família, é preciso largar as amarras ao que limita a felicidade. O espírito negativo não tem lugar em 2019!

E tu, és WiZinker?

E tu, és WiZinker?

No GPS Financeiro partilhamos as coordenadas para as melhores decisões financeiras, para tirares o melhor partido da utilização do teu cartão de crédito e desfrutares o mais possível.

Segue-nos em

Facebook YouTube