volverdicas de compras e poupanca

Presentes home made para todos os gostos

Partilhar no:

facebooktwittergooglepluslinkedinmail

A propósito do Natal e de listas de presentes que parecem intermináveis: é o pai e a mãe, os filhos, os tios, os amigos, os colegas de trabalho, o amigo secreto … Ainda que durante todo o ano o mantra “este Natal vai ser diferente” tenha sido repetido vezes sem conta chegado dezembro só queremos mostrar todo o amor à família e amigos.

Quer seja no Natal ou noutras alturas, em que um presente é sempre a forma eleita de mostrar o nosso carinho ou agradecimento, enquadrar os presenteados no orçamento pode nem sempre ser tarefa fácil. Contudo há algumas dicas que podem encurtar gastos!

E se, no próximo ano, os presentes fossem, na sua maioria, home made? Aliás, podes começar já este Natal, se lhe faltam ainda algumas prendas! Argumentos como “não tenho jeito” estão fora do baralho. Afinal, todos temos um talento, basta saber utilizá-lo!

Da cozinha, com amor

A associação entre comida e conforto não é de agora. O amor é o ingrediente especial que dá aquele toque diferente às refeições. Ainda que não seja viável embrulhar um prato especial, há várias sugestões saídas da cozinha. Por exemplo: com fruta da época, pode fazer compota, geleia ou marmelada. O investimento é baixo, apenas precisa de comprar os frascos e os ingredientes, que normalmente se resumem a fruta, açúcar e algumas especiarias.

Outro presente muito apreciado pelos mais gulosos são bolachas caseiras, que pode embrulhar em caixas personalizadas. E por falar em caixas… quem nunca recebeu uma caixa de bombons? E quem nunca recebeu uma que nem gosta assim tanto? Fazer os bombons em casa sai mais barato, é mais saudável e garante que pode personalizar ao palato de cada amigo!

E se cozinhar não é mesmo um talento, ainda pode meter as mãos na massa e oferecer receitas em frasco. Como? Basta juntar num frasco todos os ingredientes não perecíveis, juntar uma nota com a receita e voilá! Há até quem dê um twist ao conceito e ofereça “sangria em frasco”. Afinal, não vão esperar muito tempo para a poderem saborear!

Dica: para aqueles amigos mesmo especiais, juntar todas as sugestões num cabaz com uma nota pessoal torna o presente mais elaborado, não fugindo ao low budget.

Trabalhos manuais dão presentes especiais!

Mesmo que os trabalhos manuais sejam o calcanhar de Aquiles, há sugestões muito simples que mostram preocupação e cuidado na hora de dar. Os pequenos apontamentos para a casa têm a vantagem de poderem ser presentes para “a família” e não apenas para um elemento – mais uma forma de poupar! Oferecer velas perfumadas feitas em casa fica incrivelmente mais barato, e tem a vantagem de poder escolher a essência. Os ingredientes principais são os óleos essenciais e os corantes, para dar cor e cheiro. Com os mesmos óleos pode, também, fazer aromatizadores para a casa. E já que estamos em sugestões aromáticas, fazer bombas de banho também é possível, oferecendo um presente barato, original e relaxante!

Mas o maior truque para se poupar é, antes de comprar materiais, ver aquilo que se tem em casa e que pode ser reaproveitado. Por exemplo: se tem pratos lisos que pouco ou nunca foram utilizados, podem dar prendas personalizadas giras e modernas! Basta comprar tintas apropriadas e deixar a veia criativa fazer o resto do trabalho! Na Internet há várias técnicas e inspirações. Pode fazer o mesmo com canecas, copos

Para os amantes da leitura, um bocado de tecido, lã, e linhas para coser uma capa protetora de livro, que ajuda a proteger do tempo e a transportar. Um marcador de livros em tecido, com lã e um pompom também marca (literal e metaforicamente) a diferença!

Dica: com um cartão original, uma pequena prenda pode fazer uma grande diferença! Junte a caneca e o prato e tem o kit “pequeno-almoço com carinho”, a capa protetora e o marcador fazem o kit devorador de livros” e a vela, o aromatizador e as bombas de banho juntas fazem o kit relaxamento em casa”!

Presentes com história e com significado

Fora da cozinha e fora da mesa de bricolage imaginária, ainda há presentes que podem fazer brilhar os olhos de quem mais se ama. Afinal, e é um cliché mas verdadeiro, o que importa não é o valor monetário da prenda, mas sim o valor emocional.

Uma das coisas mais valiosas que se podem oferecer é tempo. Tempo de qualidade, para estar com alguém, para fazer alguma atividade diferente ou apenas para sentar no sofá e desfrutar da companhia. Porque não criar um conjunto de vales com coisas diferentes para fazer em conjunto com o presenteado, por exemplo: “vale uma ida ao cinema” ou “vale uma sessão de cafuné no sofá”? Acaba por ser um presente para quem recebe, mas também para quem dá, porque ambos vão desfrutar!

Fazer um calendário personalizado para o ano que aí vem é simultaneamente um presente útil e que se pode tornar muito divertido! Basta ter como inspiração os calendários de parede mensais, com uma foto associada a cada mês, e tornar mais intimista, ao pôr fotos, por exemplo, do animal de estimação, da série preferida ou de momentos hilariantes documentados. Para tornar este presente ainda mais especial, pode-se preencher algumas datas especiais, como “dia em que nos conhecemos”, e que trarão novos sorrisos a cada efeméride!

Com as novas tecnologias, os álbuns de fotografias passaram para segundo plano, o que os torna ainda mais especiais. Criar um livro de memórias, no qual se podem juntar frases inspiracionais e fotografias, vai criar um momento emotivo de histórias e recordações! Para as pessoas que ocupam um espaço na vida há algum tempo, a recriação de fotografias antigas é também um mimo que traz grandes gargalhadas.

Dica: as redes sociais podem ser um poderoso aliado na hora de fazer presentes personalizados, quer seja para arranjar fotografias ou para perceber melhor os gostos de cada um.

Textos, Edição e Revisão: Cofina Media, S.A | Imagens: Cofina Media, GettyImages e iStock Photo

E tu, és WiZinker?

E tu, és WiZinker?

No GPS Financeiro partilhamos as coordenadas para as melhores decisões financeiras, para tirares o melhor partido da utilização do teu cartão de crédito e desfrutares o mais possível.

Segue-nos em

Facebook YouTube