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Regresso ao Desporto Indoor

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Regresso ao desporto indoor

Em grupo ou individualmente, são muitas as modalidades de desporto indoor que, nos dias de hoje, se podem praticar nos ginásios, health clubs, academias, boxes ou clubes desportivos por todo o país. O leque de possibilidades é vasto, sendo quase impossível não descobrir uma atividade que agrade, às vezes bem mais perto do que à partida se poderia pensar.

Treino personalizado

É feito atendendo às características e necessidades de cada pessoa, considerando os seus objetivos particulares, como por exemplo tratar da melhoria da condição física de uma forma geral, melhorar o desempenho (como preparação para uma prova, por exemplo, como correr 10 km ou uma maratona, fazer um triatlo, melhorar a técnica de natação, etc.), perda de peso ou retorno após uma lesão. Tem como grandes vantagens: a maior rapidez de resultados, já que é orientado para as características específicas de cada pessoa; o facto de se ajustar à sua disponibilidade; a maior segurança, não só porque a intensidade e o volume de treinos são controlados, mas também porque a execução e a postura são monitorizadas e corrigidas sempre que necessário. Pode também considerar-se mais motivacional, uma vez que o personal trainer pode alterar o tipo de exercícios para quebrar a rotina.

Treino intervalado de alta intensidade

Caracterizado por períodos de alta intensidade alternados com períodos de descanso, que podem ser ativos ou de repouso, as aulas de HIIT (High-Intensity Interval Training), GRIT ou Express – os nomes podem variar de ginásio para ginásio – prometem resultados em pouco tempo. Tempo é aliás uma das vantagens destas aulas, cuja duração não costuma exceder os 30 minutos. Encontram-se na maioria dos ginásios do país: Holmes Place, Virgin Active, Kalorias, Fitness Hut,Solinca, entre muitos outros.

CrossFit

É uma das modalidades mais “em alta” de momento. Trata-se de um programa de exercícios efetuados à medida da capacidade física de cada indivíduo e que trabalha força, resistência, potência, agilidade e flexibilidade. São treinos curtos e intensos, que combinam exercícios de cardio, musculação e ginástica. Onde praticar: Park CrossFit Box, Kalorias, CrossFit Alvalade Oriente, The Bakery CrossFit, CrossFit Durius e CrossFit Aveiro são algumas das possibilidades.

Padel indoor

Goza de uma crescente popularidade entre os portugueses. Trata-se de um desporto jogado a pares com raquetas e bolas próprias, num campo retangular e fechado. Indicado para praticantes dos 5 aos 80 anos, tem como grande vantagem a facilidade de aprendizagem. E para aqueles que se preocupam com a falta de parceiros, há apps para descarregar que permitem encontrar facilmente uma dupla disponível por perto. O Indoor Padel Center, o Algarve Tennis & Fitness Club, o Padel Spot Olaias, e o Quinta de Monserrate Sport – Clube são alguns dos locais onde se pode jogar e aprender, mas de norte a sul do país não faltam campos para praticar.

Aulas de grupo

Mais estimulantes e mais divertidas até, as aulas em grupo favorecem a interação e permitem treinos mais intensos e/ou prolongados, com menos sensação de cansaço. Além disso, permitem travar novos conhecimentos e favorecem tanto a competitividade como o estímulo mútuo. Encontram-se na maioria dos ginásios e dividem-se por norma em função dos benefícios que oferecem: treino de força, cardiovascular ou equilíbrio entre o corpo e a mente (Mind & Body):

  • Treino de fortalecimento muscular
    São aulas que têm como foco o aumento da força e a tonificação muscular, como o body pump, a localizada, o total conditioning, entre outras.
  • Treino cardiovascular
    Indicadas para quem pretende melhorias a nível cardiovascular e/ou perder peso, as aulas de treino cardiovascular têm forte componente aeróbica, como o cycling, o RPM, o spinning, o step, o body combat, o kickboxing, a hidroginástica, etc.
  • Mind & Body
    Para energizar o corpo e a mente, as aulas de Mind & Body gozam de enorme popularidade. Ioga, tai chi, pilates, postura e alongamento e body balance são aulas disponíveis que visam aprofundar a autoconsciência, aumentar o bem-estar e o equilíbrio através do movimento, da respiração e da meditação. Aumento da flexibilidade e força muscular, reeducação da postura, fortalecimento da coluna vertebral, meditação e relaxamento são alguns dos benefícios.

Chegar mais alto

Não se trata de voar, mas por vezes, está muito perto. Para quem gosta de desafiar a força da gravidade e de treino em suspensão, a escolha é bastante eclética. Do pole dance ao ioga em suspensão, passando pelos tecidos verticais (tecidos acrobáticos suspensos) ou pelo trapézio estático ou criativo, trabalha-se força e flexibilidade em diferentes níveis de exigência. Os melhores locais para praticar estas modalidades são: Jaya Aerial Lab, Jazzy Dance Studios, Holmes Place, A Pompadourette, Pole Dance Porto, Armazém Aério.

A leveza da dança

Dançar é uma excelente forma de manter e aperfeiçoar a forma física, perder peso, aumentar a resistência, trabalhar músculos e equilíbrio e melhorar competências sociais. É uma ótima opção em qualquer idade e, felizmente, são cada vez mais os locais onde se pode aprender e melhorar a técnica. Do ballet para adultos ao estilo bollywood, a lista é vasta. Tango, valsa, chachachá, salsa e demais danças de salão – afro-latinas, hip-hop, clássica, contemporânea, sevilhanas, flamenco, forró, street dance, entre muitas outras. As opções são muitas e variadas. Não há desculpa para não te deixares levar pelo ritmo e movimento. Alguns locais para uns passos de dança: Global Dança, Jazzy Dance Studios, Alunos de Apolo, CCCD, Dance4U, Buena Vista, Companhia de Dança Contemporânea de Évora.

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Textos, edição e revisão: Cofina Media, SA

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