volverponto de vista

Outono-Inverno com conforto: convida a entrar quando não te apetece sair

Partilhar no:

facebooktwittergooglepluslinkedinmail

Ah, o tempo frio! A queda das folhas, os dias mais curtos e as noites longas, os termómetros a baixar e a vontade de ficar por casa, protegidos do frio. Não há nada que umas camadas de roupa extras e um termo com um chá quente não resolvam, mas se quisermos mesmo ficar por casa, também há planos bem agradáveis para fugir ao tédio. Se não queres sair, convida os teus amigos a entrar. Nós damos os planos. Vocês ficam responsáveis pela diversão!

Um brunch sem horas e sem preço

Os brunchs são, mais do que uma moda passageira, uma tendência internacional que veio para ficar. Uma mistura de pequeno-almoço e almoço (breakfast + lunch = brunch!) na qual encontramos uma variedade imensa de comida e bebida. Em Portugal, os brunchs são relativamente recentes, ainda algo escassos e… tendencialmente caros.

Porque não reduzir drasticamente a conta, fazendo um brunch caseiro no verdadeiro sentido da palavra? Convida o teu grupo de amigos ou a tua família, façam uma lista de “indispensáveis”, dividam o que cada um traz e… voilá! Um programa confortável e prolongado, no qual estão muito mais à vontade para conversar e em que não há horas de entrada e de saída.

DICA:  Se fores o host deste evento, dá um toque decorativo com flores secas, uma vela na mesa ou uma ardósia com uma mensagem divertida!

Jogos para todos os gostos!

Sim, os adultos também podem gostar de brincar, de jogar e de se divertir! Escolham alguns jogos de tabuleiro com potencialidades diferentes: jogos de lógica, de mímica, de estratégia, de desenho… a imaginação não tem limites. É uma ótima oportunidade para se porem à prova e para perceberem quem é o master mind, o competitivo, ou mesmo aquele amigo que tem uma tendência inata para adaptar as regras…

Vejam a priori que jogos é que cada um pode levar, para não repetirem. Não se esqueçam dos indispensáveis: papéis, canetas, ou acessórios para fazerem imitações. O serão pode ser tão divertido que provavelmente vão querer repeti-lo durante todo o ano! Podem até instituir a game night do grupo, uma vez por mês.

DICA: Comprem snacks e vinho – todos sabemos que há jogos tão entusiasmantes que nos fazem perder a noção das horas.

Uma boa festa só exige boa companhia!

A tendência das festas temáticas é bastante cíclica e, este ano, está em alta. Há festas por décadas, há festas de séries ou filmes, há festas de um determinado estilo musical… fazem as delícias dos vários fãs e o empenho, claro, é imenso.

O problema? Ao gasto que temos com o outift ainda se somam os preços de entrada que nem sempre são os mais simpáticos! Da mesma forma que o país importou tradições, também podes importar para o conforto de casa uma festa temática! Neste caso, precisam não só de se organizar com a comida e com a bebida, mas também organizar playlists temáticas. Vistam-se a rigor e let’s get this party started!

DICA (mais em tom de alerta): Um pequeno aviso para quem receber a festa – no dia seguinte, a casa é capaz de estar um tanto ou quanto caótica, mas é um pequeno preço a pagar por uma grande festa, a baixo custo!

Jantares temáticos

Não é raro que nos questionem se gostamos “de comida chinesa” ou de “comida mexicana”. O objetivo, normalmente, é uma visita a um restaurante com cozinha do mundo, numa experiência gastronómica diferente.

E se levassem o conceito para dentro de casa?  Nem precisam de ter instintos de chef, só precisam de encontrar um sítio que faça take away ou mesmo entregas em casa. Normalmente fica mais barato do que reservar uma mesa, e podem conhecer várias gastronomias numa só noite.

DICA: Rematem com um vinho adequado a cada prato e vão ter o melhor dos dois mundos: a comida de fora, com o conforto e o à vontade de se ficar dentro de portas.

Luzes, câmara, (pipocas) ação!

Quando é que foi a última vez que viste um filme? Durante a semana, com o trabalho, a rotina familiar e as tarefas indispensáveis, pouco tempo e disposição sobram para ver longas-metragens. Acabamos por escolher episódios de séries, por serem mais curtos e exigirem menos concentração.

Quando se fazem as contas, passam meses sem ver um bom filme. Não há desculpas! Marquem na agenda uma movie night lá em casa, a sós ou com os amigos. Só precisam de mantas para ficarem aconchegados no sofá, uns baldes de pipocas gigantes, e depois… é escolher o filme! Romance, comédia, terror, ação ou animação…

DICAS: Na televisão há, hoje em dia, filmes para todos os gostos. Só têm de chegar a um consenso. Depois, até podem debater o filme no final.

Programa para os amantes da leitura

O prazer da leitura é muitas vezes relegado para segundo plano, preterido por consumos mais imediatos e que exijam menos concentração. Os hábitos de leitura são importantes e muito estimulados nas camadas mais jovens, mas o empenho nesses hábitos vai-se perdendo na vida adulta.

Porque não criar um clube? Quer seja apenas para a família nuclear ou mais alargado, é um programa giro para agendarem, por exemplo, mensalmente. Se tiverem todos a mesma faixa etária, até podem escolher o mesmo livro para debater. Se preferirem, cada um escolhe o seu e depois partilham os aspetos mais positivos e negativos. Este programa não só ajuda a que mantenham hábitos de leitura, mas também ajuda a estimular a argumentação, a memória e a imaginação.

DICA: Para pouparem algum dinheiro podem requisitar os livros ou emprestar entre membros do clube.

Textos, Edição e Revisão: Cofina Media, S.A | Imagens: Cofina Media, GettyImages e iStock Photos

E tu, és WiZinker?

E tu, és WiZinker?

No GPS Financeiro partilhamos as coordenadas para as melhores decisões financeiras, para tirares o melhor partido da utilização do teu cartão de crédito e desfrutares o mais possível.

Segue-nos em

Facebook YouTube