volverponto de vista

Porquê Comprar Online?

Partilhar no:

facebooktwittergooglepluslinkedinmail

Porquê comprar online?

Imagina que queres comprar uma máquina fotográfica. Já não é preciso ir de loja em loja para saber quem vende mais barato, nem esperar horas infindáveis nas filas das promoções. Agora, pode usar-se um comparador de preços online ou comprar facilmente numa das muitas lojas virtuais que existem. Não há nada mais agradável, principalmente quando há a garantia de uma compra segura e, claro, a certeza do melhor negócio.
Nunca compraste algo pela Internet? Deves ser das poucas pessoas que ainda não o fez em Portugal: cerca de 84% dos consumidores portugueses já adquiriram, pelo menos uma vez, um serviço ou produto numa loja online (temos mais curiosidades deste género no Sabias que…).

O número de e-shoppers é cada vez maior, facto que pode ser justificado pelo seguinte (citando aqui o Relatório Europeu de E-commerce B2C 2016):

  • Aumenta o número de equipamentos móveis, o que favorece as compras à distância, em qualquer lugar e a qualquer hora;
  • Cresce a confiança nas lojas virtuais, tanto pelos consumidores como pelos próprios comerciantes, que investem cada vez mais neste canal de venda;
  • As redes sociais são um fenómeno, certo e sabido, e um dos melhores canais para promover os produtos junto dos jovens (possíveis) consumidores.

Podíamos ficar por aqui, mas a verdade é que se ainda não convencemos alguém, temos mais três razões para que se passe a comprar mais pela Internet a partir de agora. Sem medo.

Porque se poupa

Tempo e dinheiro. Comprar online é poder fazê-lo em qualquer lugar, a qualquer hora e da forma mais conveniente, fácil, simples e célere possível. Do conforto do lar, poupam-se as chatices de percorrer centros comerciais, da espera para chegar às caixas de pagamento e da confusão que muitas vezes são as lojas poucas horas depois da abertura. Menos tempo perdido e menos stress.
Além disso, poupa-se dinheiro. Como? A par das lojas virtuais, também o mercado dos comparadores de preços cresce exponencialmente. Estes agregam, numa única plataforma, os valores de compra de diversos produtos e lojas. O que não podia simplificar ainda mais este processo. Basta ter acesso a um computador, telemóvel ou tablet para descobrir rapidamente o sítio onde se encontram os preços mais baixos ou onde fazer o melhor negócio. Depois, é só seguir para a loja virtual escolhida e em poucos dias a compra está em casa (no mercado interno, claro).
Compara sempre preços antes de comprar e usa uma janela sem registo para fazer a pesquisa, para que as ofertas não estejam condicionadas pelo rasto deixado anteriormente. Nas Dicas, ficam as nossas sugestões dos melhores comparadores de preços nacionais, onde é bastante fácil encontrar o preço mais baixo de vários serviços em qualquer loja do país.

Comprar Online

Porque se tem uma oferta variada

Tecnologia, moda, saúde e beleza, lazer e cultura… Se quiser comprar livros, posso ir à Wook. Se quiser comprar roupa, acessórios e (alguma) cosmética, posso ir à ASOS ou Net-a-Porter. Se quiser comprar algo para a casa, posso ir à IKEA. Isto sem ter de me deslocar do sítio onde estou. Nas compras pela Internet temos acesso a uma montra de produtos cada vez mais extensa e global, com possibilidade de escolha abrangente e variada. Não encontras o que queres em Portugal? Relaxa. Produtos que não se encontram à venda no nosso país podem estar na verdade à distância de um clique.
Por exemplo, se existisse a três dimensões, a Etsy seria o equivalente a um centro comercial gigantesco, com milhares de lojas, do design ao vintage, da moda à decoração, com peças de artesãos do mundo inteiro. Como esta, muitas outras: eBay, AliExpress e Amazon são alguns exemplos de megalojas online nas quais se pode encontrar de tudo, geralmente a preços mais baixos.
É importante ter em atenção a política de devoluções de cada loja antes de comprar qualquer produto ou serviço. Nas Dicas, temos alguns dos melhores sites para ir às compras, com opções para todos: para os viciados em cosmética, últimas tendências ou leitura, para os que procuram soluções de decoração ou utensílios para o dia a dia, para os que são apologistas de comprar no mercado português, para os geeks… tudo para todos os gostos!

Porque é mais seguro

A segurança é o fator determinante para qualquer compra online. As vantagens de comprar pela Internet são muitas, mas existem alguns cuidados a ter antes de efetuar qualquer aquisição.

  • Atualiza o software do navegador que utilizas, o software antivírus e anti-spyware. Verifica o nível de segurança firewall frequentemente e todas as definições de segurança: quanto mais alta, melhor;
  • Escolhe apenas sites de confiança: fidedignos, de empresas com boa reputação. Pesquisa, nas redes sociais, o feedback deixado por outros compradores;
  • Se o site tiver um “s” após o http no endereço web ou um pequeno cadeado, é sinal de que a informação é encriptada e, por isso, é mais seguro inserir os teus dados. Alguns sites têm também selos de garantia e confiança;
  • Nunca uses computadores públicos para fazer compras. O nível de segurança pode ser mais baixo, com possibilidade de retenção de dados;
  • Evita guardar dados como o número do cartão de crédito, mesmo no computador pessoal, e faculta apenas o essencial (ou seja, os campos obrigatórios).

Com o cartão de crédito WiZink, a segurança vem em primeiro lugar:

Serviço antifraude

Se surgirem situações irregulares de utilização do cartão, o titular é contactado de imediato para confirmar a transação efetuada. Se não houve confirmação, o cartão de crédito é bloqueado.

Cobertura Safe Online

Em caso de não entrega (entre 30 e 90 dias após pagamento) ou inconformidade de bens adquiridos online (no prazo de 30 dias), o WiZink faz o reembolso de custos.

PaySecure (em lojas aderentes ao VbV)

É uma solução Verified by Visa que, com uma única chave de segurança, faz do cartão WiZink o cartão ideal para compras online.

 
Textos, edição e revisão: Cofina Media, SA

E tu, és WiZinker?

E tu, és WiZinker?

No GPS Financeiro partilhamos as coordenadas para as melhores decisões financeiras, para tirares o melhor partido da utilização do teu cartão de crédito e desfrutares o mais possível.

Segue-nos em

Facebook YouTube